12 lugares para quem gosta de turismo ecológico (e para os amantes de barco também)!

Turismo Ecológico

Dia primeiro de março é considerado o dia do turismo ecológico e a Jett Deck resolveu te contar um pouco mais sobre essa modalidade turística, bem como te apresentar alguns dos destinos disponíveis aqui no Brasil.

O que é o turismo ecológico?

Conhecido também como ecoturismo, o segmento consiste em uma atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação. Em outras palavras, esse tipo de turismo visa promover o menor impacto possível a região, respeitando a floral e a fauna local.

Os destinos apresentados nesse post fazem parte do turismo ecológico. Todos esses locais reúnem natureza tanto quanto água, podendo ser mar, rio, lagos, além de muita beleza. O destino perfeito para os amantes de barcos e água. Nesses destinos é possível fazer inclusive alguns passeios de barco, lembrando sempre de pesquisar sobre as normas locais, se informando de onde é possível navegar e se é preciso de um guia credenciado para isso, respeitando o local acima de tudo.

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é bem conhecido entre os amantes de ecoturismo, por isso é considerado o paraíso ecológico brasileiro. O arquipélago faz parte do estado do Pernambuco, mas está bem distante do continente, este isolamento faz com que o local se torne um paraíso intocado. Lar de várias espécies marinhas, como tartarugas e golfinhos, o destino é perfeito para quem gosta de natureza e quer se deleitar com paisagens deslumbrantes.

O acesso a ilha é limitado devido a preservação, assim o jeito mais fácil de chegar em Fernando de Noronha é de avião. Porém se você não abre mão de uma viagem de barco, é possível consultar algumas agências em Recife para descobrir se alguma delas ainda fazem excursões em veleiros para o local, não custa tentar a sorte né?

Mas apesar dessa possibilidade, oficialmente não existe nenhuma rota de barco para Fernando de Noronha. O mais aconselhado mesmo é que lá você busque por passeios de barco dentro da ilha, e com sorte vai se deparar com alguns golfinhos pelo caminho.

Foz do Iguaçu

A cidade que abriga as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu também traz muitas opções para quem busca o turismo ecológico. Lá você vai encontrar atrativos que contemplam a fauna e a flora, assim como trilhas, passeios de bicicleta, passeios de caiaque e SUP, além de esportes radicais como o rafting.

E para quem ainda não conhece, um dos passeios mais legais por lá é feito de barco, o Macuco Safari. O passeio começa com a trilha na selva e segue para o barco, que irá em direção as Cataratas do Iguaçu, é uma experiência única poder ver as quedas d’água assim de perto. Assim como esse, também é possível encontrar outros passeios de barco e até desfrutar de um jantar nos rios Iguaçu e Paraná.

Floresta Amazônica

Turismo Ecológico

A Amazônia é um dos melhores destinos para os que gostam de navegar. De maio a setembro é a época de chuva na região, onde acontecem as cheias nos rios e formam-se igapós. Durante esse período é possível navegar na altura das copas das árvores, que é considerada, acima de tudo, uma das épocas mais bonitas para visitar a região.

Uma boa maneira de conhecer a região é através de uma expedição fluvial. Os barcos proporcionam uma experiência parecida a de um cruzeiro, com todo o conforto necessário, e principalmente, vão te levar através das águas da Amazônia, sem perder a essência da selva.

Lençóis Maranhenses

Um dos locais mais incríveis do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida localizada a 250 km da capital São Luís. Considerado o maior parque de dunas do Brasil, o local atrai turistas de todo o mundo. Se você planeja visitar os lençóis é preciso estar atento a época de cheias, quando se formam as lagoas, e que acontece especialmente entre abril e agosto.

O local vale a pena também para quem gosta de esportes na água, como o kitesurf, além disso você pode explorar o local em um 4×4 ou através das águas, por barco. É possível encontrar passeios de lancha para algumas lagoas e percorrer também o Rio Preguiças. Sobretudo, por se tratar de um turismo ecológico é importante procurar sempre respeitar o local e buscar guias credenciados que não irão desrespeitar as regras de preservação.

Abrolhos

turismo ecológico

Localizado na costa de Caravelas, na Bahia, o arquipélago é constituído por cinco ilhas. Para acessar a ilha é necessário se locomover até Caravelas, a cidade mais perto na costa e de lá embarcar em um barco para visitar as ilhas. O desembarque acontece apenas na ilha de Siriba, onde os turistas são frequentemente recepcionados por Atobás-mascarados, pássaros típicos da região.

A maioria dos passeios na ilha são diurnos e permitem com que você conheça a vida marinha da região, você pode fazer flutuação no local para observar a diversidade marinha ou contratar um curso rápido de mergulho autônomo. Nesse meio tempo será possível avistar tartarugas, peixes-frade, budiões e até baleias jubarte. E se você quiser passar mais tempo explorando o local é possível encontrar programas de até três pernoites no barco. O passeio é perfeito para quem ama navegar!

Pantanal

Uma das maiores planícies inundadas do mundo se encontra aqui no Brasil, com mais de 200 mil km², é um importante bioma. Por se tratar de uma área inundada, o local é perfeito para se conhecer de barco. Você pode percorrer os rios e afluentes atrás de piranhas, bem como dourados e pacus, da mesma forma como todas as outras espécies possíveis de encontrar por lá.

Caso queira uma experiência completa do local, é possível se hospedar nos barcos-hotel. A experiência é perfeita para quem gosta de pescar ou você pode ter também a experiência completa de turismo ecológico hospedando-se em uma fazenda pantaneira. De qualquer maneira, prepare-se para encontrar trilhas, safáris fotográficos, observação de aves e passeios de barco ou a cavalo. E assim como os peixes, você encontrará diversas espécies de aves, répteis, mamíferos, e claro, a famoso onça-pintada. O pantanal é um passeio completo em diversidade de fauna e flora.

Jalapão

Turismo Ecológico

Antes de tudo, o Jalapão é um dos principais destinos para os amantes do turismo ecológico. Está localizado no meio ao cerrado do Tocantins e é o local perfeito para quem busca descansar e estar em contato com a natureza. Durante a viagem é possível conhecer diversos fervedouros e cachoeiras, fazer passeios como rafting, canoagem e trilhas.

Seja como for, o roteiro é recomendado para aqueles que não buscam muito luxo, logo as hospedagens são em pousadas simples ou até mesmo campings, além de encontrar opções como acampamentos estilo safári. Além disso, aproveite também para conhecer a capital Palmas, você pode encontrar inclusive alguns passeios de barco para conhecer as praias por lá.

Ubatuba

Sobretudo um dos mais bem preservados destinos do Litoral Norte de São Paulo. Com mais de cem praias, de destinos mais reservados a quiosques na areia, Ubatuba agrada todos os tipos de viajantes. Bem como o destino reserva atividades como esportes marítimos, mergulhos subaquáticos e passeios de lanchas pelas ilhas.

Em contrapartida, o local também é famoso pelo turismo ecológico, com trilhas, cachoeiras e mergulhos em locais praticamente intocados pelo ser humano. Ao passo que, para os que tiverem mais tempo no local, vale a pena estender e conhecer Paraty, no Rio de Janeiro, o destino fica apenas a 73 km de Ubatuba.

Chapada dos Guimarães

Antes de mais nada, o destino é próximo da capital, Cuiabá, e é de fácil acesso. O local abriga paredões rochosos, cachoeiras, cavernas e muita beleza natural. Além disso, a preservação do local é algo muito importante, sendo necessário o acompanhamento de guias autorizados para a realização dos passeios.

Contudo, para quem quiser estender a estadia é possível se hospedar no hotel Malai Manso, bem próximo da Chapada dos Guimarães. O resort all inclusive é perfeito para os que buscam descansar. Além disso, o hotel fica a beira do lago Manso, sendo possível realizar alguns passeios de barco aproveitando a vista da Chapada.

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba é um arquipélago em formato da letra grega delta, além de ser o único Delta das Américas que desagua em mar aberto, sendo também o terceiro maior Delta do mundo. Nessa região é possível encontrar praias, dunas, lagoas, igarapés, manguezais, baías e ilhas. A diversidade desse local impressiona, inclusive a da fauna, com muitos animais em processo de extinção, de macacos-prego a jacarés-de-papo-amarelo.

A região abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Nesse sentido, é comum encontrar o destino na Rota das Emoções, que consiste em Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses, a rota foi eleita como o melhor destino turístico do Brasil em 2009. Caso você esteja pensando em visitar o local, recomenda-se aproveitar o Rio Parnaíba a bordo de alguma embarcação local e acompanhar a captura de caranguejos nos mangues. É com certeza um destino deslumbrante!

São Domingos

Um destino não tão conhecido, mas que vale a pena a visita! São Domingos se encontra no Nordeste Goiano, na divisa com a Bahia. A cidade é cercada pela Serra Geral, banhada pelo Rio São Domingos, podendo ser considerada hoje praticamente uma ilha, resultado da barragem hidrelétrica.

O local abriga um dos maiores complexos cavernícola do país, além de uma das maiores bocas de caverna do Brasil, a gruta de Terra Ronca. Hoje já existem 270 cavernas e grutas catalogadas na região. Além das cavernas, a cidade também abriga o lago de São Domingos, no lago é possível navegar ou apreciar o local em um jet-ski. É possível encontrar também programas como boia-cross, rapel, trilhas, mountain bike e muito mais, perfeito para quem gosta de esportes radicais.

Ilha Grande

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a 21 quilômetros de Angra dos Reis. A ilha na verdade é um arquipélago composto por 200 ilhotas na Baia de Ilha Grande. Se você planeja viajar para a Ilha Grande saiba que irá encontrar mais de 100 praias e pequenas ilhas que podem ser visitas de barco ou lancha, você pode buscar agências locais que fazem o passeio ou alugar uma lancha e desbravar a ilha.

A ilha aproxima os visitantes da natureza através da mata atlântica na região repleta de trilhas e cachoeiras. E espere também encontrar muito diversidade marinha na região. Para os que planejam hospedar-se na região, é possível acomodar-se na Vila do Abraão, lá você encontrará maior infraestrutura, como pousadas, mercados e o porto que liga a ilha ao continente.

Itacaré

Turismo Ecológico

Localizado no litoral da Bahia, Itacaré é o destino perfeito para quem gosta de praia e natureza. O destino chama atenção ao ecoturismo por trazer atividades como surfe, arvorismo, rafting e trilhas. As praias em Itacaré dividem-se entre urbanas e rurais, com praia para todos os gostos: agitadas, de surfe, calminhas, com certeza não deixam a desejar!

E se a sua viagem é longa, é possível conhecer as 14 praias de Itacaré em um passeio de barco, assim será possível conhecer todo o destino em um único dia e visualizar toda a beleza de Itacaré.

Ilha do Mel

Turismo Ecológico - Ilha do Mel

Essa ilha no litoral paranaense pode ser considerada um destino rústico, começando pelo fato de que não entram carros na ilha. É preciso acessar o local de barco, partindo de Paranaguá ou Pontal do Paraná. A ilha ainda possui muita vegetação selvagem e o acesso a pousadas e restaurantes é feito pela areia.

É o destino perfeito para quem busca se desconectar um pouco e estar em contato com a natureza, para se ter noção, nem mesmo iluminação pública existe por lá. E apesar de bucólico, vale a pena conhecer as belezas do local. E se você busca conhecer todas as belezas da Ilha do Mel, experimente fazer o passeio de lancha ao redor da ilha, passando pelas praias, fazendo uma visita ao farol e avistando golfinhos na Baia de Paranaguá.

Conta para nós nos comentários o que você achou dos destinos citados? E qual deles você escolheria para as suas próximas férias?!