Conheça as tendências estéticas do mercado náutico

mercado náutico | nautical aesthetic

Mercado náutico: conforto, beleza e segurança são três itens que não podem faltar neste setor cada vez mais aquecido em águas brasileiras. Confira as últimas tendências apresentadas na Rio Boat Show.

No último Rio Boat Show, o maior salão náutico da América Latina realizado no Riocentro, o público recorde de mais de 30 mil pessoas por dia conferiu os lançamentos e tendências do mercado náutico.

A preferência por barcos grandes, de 60 e 70 pés em média, está se consolidando entre os brasileiros. O aumento das encomendas de embarcações de 80 pés também é notável, incluindo pessoas que já cogitam trocar a casa pelo barco.

E como não poderia deixar de ser, a sofisticação dos acabamentos tem exigência crescente no mercado náutico. A verdade, no entanto, é que seja qual for o tamanho do barco, a estética aliada à segurança com certeza é a maior vocação do setor.

Mercado náutico: público cada vez mais exigente

Mercado náutico: público cada vez mais exigente
Mercado náutico: público cada vez mais exigente

Em um mercado em que a alta do dólar e as incertezas da economia nacional não parecem surtir efeito, o ano promete fechar com uma produção de barcos maior que a de 2014.

A marca italiana Azimut, por exemplo, cujo estaleiro em Santa Catarina produz iates de luxo, espera fechar 2015 com 30 barcos produzidos aqui. Isto significa quatro a mais do que no ano passado. A marca conta com uma meta de produzir 50 unidades por ano em 2017.

O consumidor cada vez mais exigente faz questão de conforto, design diferenciado e segurança, papel fundamental dos tapetes para barco personalizados. Estes apresentam tecnologia inovadora com grande variedade de tons e combinações.

As tendências e novidades em pisos náuticos

Para o piso náutico, a grande tendência é o uso cada vez maior de tapetes para barco em E.V.A, um material antiderrapante e isolante térmico. Assim, torna-se ideal para decks e convés, mas que permite composições sofisticadas de personalização.

Extremamente versátil, o tapete náutico em EVA pode ser recortado acompanhando as linhas sinuosas do barco, liberando o acesso a compartimentos, portas e porões. Externa ou internamente, o piso náutico EVA é ainda muito confortável para os pés descalços, proporcionando conforto e segurança para adultos e crianças.

Outra tendência, independentemente do tamanho da embarcação, é a personalização, ou seja, dar ao barco o seu estilo próprio. Uma das formas mais atuais de conseguir um ótimo efeito visual é modificando a cor do piso náutico, acrescentando o nome ou a logo da embarcação.

Outra grande tendência do mercado náutico é produzir combinações de cores que aquecem o ambiente interno, por exemplo, e refrescam o ambiente externo.

Como o tapete de E.V.A oferece várias opções de cores, a dica é colocar os tons mais claros do deck para quem navega pelas regiões mais quentes do país. Assim, é possível otimizar o seu já natural efeito antitérmico e deixar os ambientes muito mais agradáveis ao olhar.

Características do mercado náutico interno

Características do mercado náutico interno
Características do mercado náutico interno

O mercado interno tem suas características próprias, ditando modificações incorporadas pelos estaleiros na fabricação dos barcos. Estas modificações são próprias para atender a exigências que mostram o grau de amadurecimento do consumidor brasileiro. A maior atenção à área de popa do barco, por exemplo, é uma delas.

Enquanto em todo o mundo o fly-bridge é utilizado como área de lazer, aqui a preferência é a popa, especificamente, para fazer churrascos e confraternizações.

Para agradar ao consumidor brasileiro, a popa está sendo privilegiada nas novas embarcações, que já agregam um design diferenciado, inclusive com a forração de tapetes náuticos de E.V.A.

Os pisos em EVA são macios ao toque, antiderrapantes mesmo quando molhados e muito fáceis de limpar. Podem ser retirados para lavar e secar, sendo recolocados em seguida com facilidade. Essas características acrescidas à simplicidade de manutenção e conservação do barco tornam os pisos náuticos perfeitos para o consumidor brasileiro.

Embarcações menores também ganham destaque

Os barcos com 40 pés ou menos tem tido grande procura. Esta tendência atende a popularização do mercado náutico que avançou nos últimos anos com a facilitação de algumas linhas de crédito. Assim, nota-se uma boa oportunidade para os velejadores de final de semana que gostam de aproveitar a liberdade do mar com a família.

Neste tipo de embarcação, a grande tendência estética é a troca do deck de teca por tapetes antiderrapantes moldados no convés. Estofamentos de couro, cozinha inox, compartimentos removíveis e possibilidade de optar por cozinhas em “L” ou lineares, com vista panorâmica, são novidades no segmento, que não para de crescer.

E para você, o que é mais importante na estética de um barco? Divida a sua opinião com a gente aqui nos comentários!

cta-ebook